segunda-feira, 15 de agosto de 2011

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

As aventuras e desventuras do Cavaleiro da Triste Figura.


Cada um é filho de suas obras.

De vós outros, canzoada baixa e soez, nenhum caso faço.

Ó senhora de formosura, esforço e vigor do meu debilitado coração, lance é este para pordes os olhos de vossa grandeza neste cativo cavaleiro, que a testemunha aventura é chegado!

Onde estás, senhora minha,
Que te não dói o meu mal?
Ou não nos sabe, senhora,
Ou és falsa e desleal.

Minhas pompas são as armas,
Meu descanço o pelejar.

Muitas foram as aventuras de Dom Quixote e Sancho Pança, como: a Dos Moinhos de Vento e tantas outras, muita pancadaria e devaneios...Sancho dá o apelido para o seu amo de "Cavaleiro da Triste Figura", pois este não tinha mais os dentes na queixada e era a mais má figura que nunca ví...dizia Sancho.
Mas  aqui lhes sucedeu outra desgraça, que a Sancho pareceu a pior de todas; e foi não terem vnho que beber, e até nem água para chegar a boca...; e perseguidos da sede, vendo Sancho que o prado estava coberto de erva miúda e viçosa, disse:
Não é possível, senhor meu, que estas ervas deixem de nos estar mostrando haver por aqui perto fonte ou arroio que lhes alimenta o viço. Será logo razão passarmos um pouco adiante, e acharemos com que mitigar esta desesperada sede que nos mortifica, e sem dúvida é pior de sofrer do que a a própria fome.
Tomou por bom o conselho Dom Quixote; e , tomando pela rédea a Rocinante, e sancho ao seu asno pelo cabresto, depois de lhe ter posto em cima os sobejos da ceia, começaram a caminhar pelo prado acima às apalpadelas, por que o escuro da noite não deixava enchergar coisa alguma.
Ainda porém não tinham andado duzentos passos, quando aos ouvidoslhes chegou um grande ruído de água...alegrou-os muitissímo aquele estrondo; e, parando a escutar de que parte vinha, ouviram naquele fora de hora outro estrépido, que aguarentou o contentamento da água, especialmente a Sancho, que de seu natural era medroso. Ouviram uns golpes a compasso com um certo retinir como de ferros e cadeias, que, juntos ao furioso estrondo da água, que lhes fazia acompanhamento, poriam pavor a quem quer  que não fora Dom Quixote. Era a noite, como já disse, escura; e eles acertaram de se achar entre uma árvores altas, cujas folhas, movidas pelo vento, faziam um temeroso ruído; por modo que a solidão, o lugar, o escuro, o cair da água, com o sussurro das folhas, tudo infundia Terror e espanto, mormente reparando-se em que nem os golpes cessavam, nem o vento adormecia, nem a manhã chegava; acrescentado-se a tudo isto o não saberem em que lugar se achavam. porém Dom Quixote, acompanhado de seu intrépido coração, saltou sobre Rocinante, e disse:

Sancho amigo, hás de saber que eu nascí, por determinação do céu, nesta idade de ferro, para nela ressucitar a de ouro, ou dourada, como se costuma dizer. Sou eu aquele para quem estão guardados os perigos, as grandes façanhas, e os valorosos feitos...

Senhor, não sei por que Vossa Merce quer meter-se nessa aventura tão medonha. Agora é noite, aqui ninguém nos vê; bem podemos desandar o caminho e desviar-nos do perigo, muito embora não bebemos em três dias. Como não há quem não nos veja, também não há de haver quem nos ponha mácula de covardes; quem busca o perigo no perigo morre; e por isso não é bom tentar a Deus acometendo tão desaforado feito, donde se não pode escapar, a não ser por um milagre...
Falte o que faltar, nem se há de dizer por mim agora, nem nunca, que lágrimas e rogos me apartaram de fazer o que devia na qualidade de cavaleiro; pelo que te rogo, Sancho, que te cales, que Deus, que me pôs no coração acometer agora esta tão nunca vista e tão pavorosa aventura, lá terá cuidado de olhar por meu salvamento, e de consolar a tua tristeza. O que há de fazer é apertar as silhas a Rocinante, e ficar-te aqui, que eu depressa voltarei vivo ou morto.

Vendo pois Sancho a resolução do amo, e quão pouco aproveitaram com ele as suas lágrimas, conselhos e rogos tedeterminou valer-se da sua indústria, e fazê-lo esperar até ao dia, se pudesse; e assim, enquanto apertava as silhas ao cavalo, sorrateiramente, e sem ser sentido, prendeu com o cabresto do seu asno ambas as mãos de Rocinante, por modo que Dom Quixote, quando quis partir, não o pôde, por que o cavalo se não podia mover senão aos saltos. Vendo Sancho Pança o bom êxito da sua maranha, disse:

Veja senhor, como o céu, comovido das minhas lágrimas e orações, determinou não poder mover-se o Rocinante ; se quer ateimar a esporeá-lo, será ofender a Fortuna, e escoicinhar, como dizem, contra o aguilão.

Desesperava-se com isso Dom Quixote; e, por mais que metia as pernas á cavalgadura, menos a fazia andar; e sem acabar de perceber o estorvo da peia, teve por bem sossegar, e esperar, ou que amanhecesse, ou que o bruto desempatasse, crendo sem dúvida que de alguma outra causa provinha o empacho, e não da habilidade do escudeiro; e falou-lhe assim:

Como é inegável que o Rocinante se não pode menear, contente sou de esperar até que ria a alva, ainda que chore eu todo o tempo que ela tardar.

Não tem que chorar, respondeu sancho; eu cá estou para entreter Vossa Mercê, contando-lhe casos até o amanhecer, salvo se não acha melhor apear-se, e estender-se a dormir um pouco sobre a verde erva, à moda dos cavaleiros andantes, para se achar mais refeito quandochegar o dia e o instante de acometer essa aventura tão sem igual, que o espera.

Qual apear, nem qual dormir! - respondeu Dom Quixote; - sou desses cavaleiros que tomam descanço nos perigos? dorme tu, que para dormir nasceste, ou faze o que melhor te parecer, que eu hei de fazer o que vir que melhor condiz com a minha pretensão.

Não se enfade Vossa Mercê - respondeu Sancho; -  não foi para isso que eu falei.

Disse - lhe Dom Quixote que referisse algum conto.

Prossegui Sancho - que num lugar havia um pastor cabreiro, quero dizer: um pastor que cuidava de cabras, o qual pastor ou cabreiro, como digo no meu conto se chamava Lope ruiz, e este Lope Ruiz andava enamorado duma pastora que se chamava Torralva; a qual chamada pastora Torralva era filha de outro pastor rico; e este pastor rico...

Se continuas a contar por esse modo, Sancho, - disse dom quixote - , repetindo duas vezes o que vais dizendo, teremos conto para dois dias; conta seguido, e como homem de juízo; ou, quando não, é melhor que te cales...segue página 110 do livro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário